No ano de 2022 o presidente da república Jair Bolsonaro anunciou, que as famílias do programa receberiam o 13º salário do Bolsa Família. Esse extra foi oferecido, para melhorar as condições das famílias no final do ano. Essa foi uma das promessas de campanha do presidente, e que já foi aprovado pelo mesmo. Para saber mais sobre o 13º salário do Bolsa Família, continue lendo!
O 13º salário do Bolsa Família 2022
O Programa Bolsa Família foi criado, no momento em que o país tinha o maior índice de pessoas na miséria. E como uma melhoria para o problema, o governo criou o programa beneficiando a população pobre. Além disso, os pais recebiam o valor como incentivo para manterem seus filhos nas escolas públicas de ensino.
Quando o governo do atual presidente Jair Bolsonaro fez 100 dias, o mesmo oficializou a realização do 13º salário do Bolsa Família. Com o novo aumento no orçamento do governo, o Ministério da Cidadania garantiu presentear as famílias com um acréscimo financeiro no final do ano.
Quem poderá receber o 13º salário do Bolsa Família?
Apenas quem atender as exigências do programa, poderão receber o pagamento do calendário Bolsa Família. Caso contrário, não será possível obter o extra no final do ano. Sendo assim, os cadastrados no programa receberão o dobro do seu valor normal.
Veja quem poderá receber o reajuste Bolsa Família e sua bonificação :
Benefício Básico
É oferecido para as famílias que estão em situação de extrema pobreza. Essas famílias geralmente tem a renda mensal de: R$ 89,00.
Benefício Variável
Esse benefício é concedido para famílias pobres, que há alguma mulher grávida ou que está amamentando filhos entre 0 á 5 anos.
Benefício Variável de 0 a 15 anos
Para as famílias que tem filhos na idade de 0 a 15 anos, o benefício será concedido.
Benefício Variável à Gestante
Se houver mulher gestante na família, então terá o direito de receber até nove parcelas do benefício, Esse valor será contado a partir da data do primeiro pagamento.
Benefício Variável Nutriz
As famílias que tem crianças entre 0 a 6 meses de idade receberão o benefício. O mesmo será pago em até 06 parcelas mensais. Mas, para a criança ter esse direito será necessário que a mão o inscreva no Cadastro Único até o sexto mês de vida.
Benefício Variável Jovem
Se houver na família filhos adolescentes na idade entre 16 e 17 anos, então o benefício será concedido.
Benefício para Superação da Extrema Pobreza
As famílias que estão na miséria encontrando-se em extrema carência de vida, poderão receber o benefício.
Quem não poderá receber o 13º salário do Bolsa Família?
O 13º salário do Bolsa Família 2022foi criado para ajudar as famílias financeiramente no final do ano, assim as mesmas teriam condições mais favoráveis nas datas festivas. Mas não são todos que poderão receber o benefício. Veja quem não poderá receber o valor:
- Crianças que participam do programa mas não estão devidamente matriculados e frequentando a escola, não terão o benefício;
- Gestante que não realiza o acompanhamento pré-natal, não poderá ser beneficiada;
- Conduta irregular da família no processo de inscrição, será motivo suficiente para o não recebimento do benefício;
- Falta de atualização no cadastro fará a família perder o benefício;
- Renda da família beneficiada que não precisa do programa estará fora do recebimento extra;
- Cartão de vacinação da criança que não está em dia, é motivo para o não recebimento do valor.
Telefone Caixa Econômica Federal
Em casos de dúvidas referente ao décimo terceiro, acesse o Portal Bolsa Família ou entre em contato com a Caixa Econômica Federal.
- Telefone Caixa: 0800 726 02 07.