Quem está procurando por um curso, já deve ter notado que existem vários tipos de modalidades de ensino diferentes. Muitas vezes, estes cursos podem se confundir, mas vale lembrar que cada um possui um funcionamento único. Por exemplo, você sabe a diferença entre graduação, mestrado e doutorado? Leia o texto a seguir e entenda mais sobre o assunto:
Graduação
Vamos começar falando da Graduação. Este nível de ensino é considerado o passo inicial do ensino superior, já que é requisito para cursar diversas outras modalidades, como é o caso da pós-graduação e a especialização;
O curso de graduação terá um ensino amplo, possibilitando o conhecimento vasto da área escolhida, para que você possa se aprofundar em um assunto posteriormente.
As opções de curso dependem muito de áreas como exatas, humanas, saúde, entre outros. Sendo assim, o estudante pode escolher o curso de um determinado campo de atuação.
Será através da formação em algum curso de graduação, que o estudante poderá se tornar licenciado ou bacharel da área pela qual optou cursar.
Mestrado
Mas e quanto ao Mestrado? Bem, nesta modalidade de curso o estudante tem a opção de se especializar em sua área, podendo dar ênfase ao seu curso.
Diferente da graduação, que só exige a conclusão do ensino médio, o Mestrado irá requerer que o estudante possua ambos os diplomas mencionados.
Além disso, é importante saber que é um requisito para os estudantes possuir proficiência em uma segunda língua. Afinal, o trabalho de conclusão deverá ser traduzido.
Na verdade, o curso é considerado o primeiro passo para quem quer se qualificar para uma profissão específica, durando cerca de três anos. E vale lembrar que para poder concluir o curso, o aluno deve apresentar uma dissertação sobre um determinado tema.
Doutorado
Como você pode conferir, cada nível de formação pode depender de outros para pode ser cursados. E esta regra não é diferente para quem começa um Doutorado!
Em primeiro lugar, é importante saber que este tipo de qualificação está voltado para a atuação acadêmica. Isto tem relação com pesquisas, projetos e experimentos desenvolvidos no ambiente universitário.
É necessário possuir formações anteriores para poder cursar o Doutorado, e é importante enfatizar que o trabalho de conclusão para esta modalidade será uma tese devidamente elaborada pelo estudante.
A especialização do Doutorado é ainda mais específica que a do Mestrado, e diferente da maioria dos níveis de ensino, pode durar cerca de 5 anos completos.