Prouni 2019

Nos últimos anos diversas portas têm-se aberto para os brasileiros que pretendem cursar o ensino superior. O Governo Federal tem renovado seu compromisso com a educação (em parte) ofertando diversos programas sociais, como Fies, Sisu e Prouni. Este último tornou-se uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga pelo Sisu 2019 ou não possui condições de arca com os custos de um curso numa instituição privada. Então, quer conhecer um pouco mais sobre Prouni 2019? Leia o artigo abaixo e informe-se.

Prouni 2019
Prouni 2019

Como Funciona o Prouni 2019

O Programa Universidade Para Todos, popularmente conhecido por Prouni, é uma plataforma que distribui bolsas de estudos em instituições privadas. Essas bolsas são integrais ou parciais, e são concedidas de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

O Prouni 2019 é destinado para as pessoas que estudaram ensino médio em rede pública ou da rede particular em caráter de bolsas integrais, com renda familiar per capita de, no máximo, três salários mínimos.


Inscrições Prouni 2019

As inscrições para o Prouni 2019 deve acontecer entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Essas inscrições são abertas dias após a divulgação das notas dos candidatos do ENEM 2018. Portanto, é preciso que fique ligado às redes sociais e sites de notícias para se informar sobre o período de inscrições do programa universidade para todos.

As inscrições do Prouni acontecem duas vezes ao ano: no início e meio. Portanto, fiquem bem atentos.


Como se Inscrever no Prouni 2019

Se inscrever no Prouni 2019 é muito simples e fácil, basta apenas seguir as instruções abaixo:

  • Primeiramente, você deverá acessar o site do Prouni pelo seguinte endereço eletrônico: www.prounialuno.mec.gov.br.
  • Na página inicial do site Prouni, clique na opção “fazer inscrição”.

  • Na ocasião, você deverá informar sua matrícula e senha usados na inscrição do ENEM.
  • O site pedirá que preencha um formulário com os membros de sua família e suas respectivas rendas, caso tenha alguma.
  • Só então será redirecionado à página de escolha das primeiras e segunda opção de curso em que deseja concorrer à uma bolsa de estudos.

Curso Prouni 2019

Existem inúmeros cursos disponíveis, para ser mais específico, em todas as áreas do conhecimento: ciências humanas, exatas e biológicas. Para verificar as vagas disponíveis para sua cidade ou estado, o estudante deve visitar o site do Fies 2019 Seleção e pesquisar as instituições que estão ofertando as bolsas.

Você sabia que também é possível conquistar bolsas de estudo integrais para cursos técnicos? Através do Pronatec 2019, estudantes de nível médio podem conquistar bolsas em cursos de todo o país.

Resultado Prouni 2019

O resultado pode ser conferido no mesmo site onde o estudante realizou à inscrição no processo seletivo das bolsas. Para conferir o resultado individual, o estudante deve fazer login com número de inscrição e senha do ENEM. Também é possível ter acesso ao resultado por meio do número 0800-616161.

Cronograma Prouni 2019

Após conferir o resultado do Prouni 2019, o estudante deve ficar atento ao cronograma do programa. Portanto, ao ser selecionado, vá separando todas as documentações necessárias para efetivação da matrícula. O cronograma do Prouni consiste em:

  • Período de inscrições;
  • Resultado da 1º chamada;
  • Comprovação de informações da 1º chamada;
  • Resultado da 2º chamada;
  • Comprovação de informações da 2º chamada;
  • Prazo para participar da Lista de Espera;
  • Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *