Pronatec 2018

Estar qualificado para o mercado de trabalho é fundamental para consegui um emprego, principalmente em grandes empresas. Para qualificar e fomentar a mão-de-obra, existem inúmeros programas do Governo Federal voltado para tal objetivo, como é o caso do Pronatec 2018. Você já conhece? Ainda não? Então, veja abaixo como funciona e quais os cursos disponíveis pelo Pronatec 2018.

Pronatec 2018
Pronatec 2018

Como Funciona o Pronatec 2018

Lançado em 2011, o Pronatec é gerido pelo Ministério da Educação. Desde então, ele vem conseguindo reduzir a insuficiência do mercado brasileira em relação aos trabalhos que exigem níveis técnicos e profissionalizantes. O Pronatec 2018 é voltado para jovens e adultos de baixa renda, que não possuíram tantas oportunidades, principalmente com relação à estudo.

O Pronatec conta com uma grande adesão de jovens e adultos. Apenas em 2017 foram mais de dois milhões de matrículas nos cursos fornecidos. Isto é faz uma grande diferença no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente por trabalhadores qualificados em suas funções.

Atenção estudantes do ensino superior: fique atento às datas do processo seletivo do programa Nossa Bolsa 2018, que distribui bolsas de ensino para estudantes do Espírito Santo para estudantes de baixa renda.

Inscrições Pronatec 2018

Para participar do Pronatec 2018 não é necessário nenhum processo seletivo como outros programas educacionais do governo. Para fazer sua inscrição basta acessar o site do Pronatec e efetuar sua matrícula em algum curso de seu interesse. Após a inscrição, o estudante deverá aguardar a aprovação pelo sistema.

O MEC também recomenda que ao longo do ano procure se informar junto às instituições federais, SENAI e SENAC, pois eles concedem oferta contínua de vagas mensalmente. Por isso, procure esses órgãos para conhecer o calendário de matrículas das vagas do Pronatec.

  • Veja também: Como realizar as inscrições para o Sisu 2018.

Cursos Pronatec 2018

O Pronatec 2018 oferece cursos em diversas áreas em convênio com redes federais, estaduais e municipais, e também com o Sistema S (SENAC, SENAT, SENAR, e SENAI), além de instituições privadas, como Anhanguera e Estácio.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec 2018 são para qualificação profissional de trabalhadores, com carga horário de 160 à 400 horas e que possui duração de 3 à 6 meses, e também técnicos profissionalizantes, com carga horária de 800 à 1200 horas e duração de 1 a 3 anos. No entanto, esta última opção é dedicada à estudante matriculado ou que concluiu o ensino médio.

Confira também as vagas disponibilizadas pelo PROUNI 2018.

Vagas Pronatec

O Pronatec 2018 é um programa nacional, portanto, suas vagas são distribuídas para todas as regiões e estados brasileiros. A quantidade de vaga é distribuída pelo Ministério da Educação de acordo com as informações socioeconômica e também as estatísticas sobre a taxa de empregabilidade naquele estado.

Quem pode participar do Pronatec 2018?

Existem algumas restrições a respeito de quem pode participar deste programa em 2018. O estudante deverá se encaixar em alguns desses requisitos abaixo:

  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos federais;
  • Estar frequentando o ensino fundamental, médio ou já ter concluído o ensino médio;
  • Ter matrícula no CadÚnico e estar recebendo ajuda governamental, como Bolsa Família;
  • Não ter feito mais de dois cursos no pronatec no ano da sua inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *