Nossa Bolsa 2019

Nos últimos anos, têm surgido diversos programas educacionais voltados para esse público, como é o caso do Nossa Bolsa 2019. Quer conhecer um pouco sobre este programa? Leia o artigo abaixo!

Nossa Bolsa 2019
Nossa Bolsa 2019

O que é Nossa Bolsa?

O Nossa Bolsa é um programa gerido pelo Governo do Estado do Espírito Santo que possui objetivo de conceder bolsas de estudos à estudantes que não possui condição de custear a mensalidade de um curso de ensino superior, por exemplo. O Nossa Bolsa foi idealizado em 2006 e foi pensado para atender, principalmente, os alunos pertencentes a rede pública de educação.

Outro programa popular de bolsas de estudos é o PROUNI 2019 do Governo Federal. Ele concede bolsas de estudo para estudantes de baixa renda do ensino superior de todo o país.


Como Funciona o Nossa Bolsa 2019?

O Nossa Bolsa concede bolsas integrais e parciais na modalidade graduação, assim como bolsas para iniciação cientifica e também para mestrado. O que limitará sua participação no Nossa Bolsa é a renda familiar per capita, que será comprovada por meio dos documentos fornecidos no momento do cadastro, como imposto de renda e contracheque.


Inscrição para o Nossa Bolsa 2019

A inscrição para o Nossa Bolsa 2019 pode ser feita pelo site do próprio programa, que atende pelo endereço eletrônico: www.nossabolsa.es.gov.br. Na ocasião, o candidato deverá preencher um formulário com seus dados pessoais, como número do CPF e do ENEM, e também responder um questionário com três perguntas. Ao final, o estudante deverá aceitar o termo de acordo e clicar na opção “inscreva-se”.


Quem pode participar do Nossa Bolsa 2019

Há algumas restrições sobre quem pode participar do Nossa Bolsa 2019. Abaixo listamos quem poderá participar do programa de concessão de bolsa, são eles:

Estudantes que:

  • Fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano do edital;
  • Cursaram o ensino médio integralmente em escola pública situada no Espirito Santo;
  • Cursaram todo o ensino médio completo em instituição privada como bolsista integral;
  • Frequentaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista;
  • Não tenha concluído curso de graduação.

Edital do Nossa Bolsa 2019

O edital é o documento onde concentra-se todas as principais informações sobre o programa. Portanto, o estudante deverá lê-lo cuidadosamente. O edital encontra-se disponível no site do Nossa Bolsa e pode ser baixado para ler posteriormente.

Se o aluno constatar que não se enquadra dos requisitos para ser selecionado para o Nossa Bolsa 2019, ainda poderá concorrer ao FIES 2019. O Fundo do Financiamento Estudantil é uma forma de financiar o ensino superior à baixas taxas de juros, subsidiado pelo Governo Federal.


Resultado do Nossa Bolsa 2019

O resultado do Nossa Bolsa é divulgado após a comissão organizadora do programa avaliar as notas do ENEM 2019 dos candidatos inscrições, assim como após realizar a pré-seleção dos candidatos de acordo com as notas mais altas. A lista de selecionado no programa é disponibilizado diretamente no próprio site oficial do Nossa Bolsa.

Após o estudante ser selecionado, ele deve se apresentar no prazo estipulado pela comissão do Nossa Bolsa 2019. Caso não apareça, o estudante é eliminado e a vaga é concedida para outro candidato presente na lista de espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *