Matrícula Fácil 2019

Quem acompanha todas as novidades do Governo Federal e órgãos parceiros fica sabendo de projetos e iniciativas que são criados frequentemente em prol da sociedade brasileira. No caso específico do Matrícula Fácil 2019, a proposta é facilitar a vida de milhares de pais e também alunos quanto a matrícula em escolas da rede de ensino pública.

Neste artigo você terá a oportunidade de conhecer melhor como funciona este programa desenvolvido pelo Governo em parceria com órgãos de ensino em diversos estados brasileiros. Confira todos os detalhes a seguir e se tiver alguma dúvida ao longo deste artigo é só deixar a sua pergunta nos comentários abaixo.

Matrícula Fácil 2019
Matrícula Fácil 2019

Matrícula Fácil 2019

O programa Matrícula Fácil ou Cadastro Escolar, como também é conhecido, é um tipo de processo virtual de cadastramento de alunos em instituições de ensino pertencentes a rede pública estadual.

Este cadastro é realizado anualmente pelas Secretarias de Estado de Educação (SEE) de cada Unidade Federativa em parceria com as Prefeituras Municipais.

Para se inscrever no programa é necessário que se preencha um formulário eletrônico, o qual é direcionado para os alunos que fazem parte do ciclo do ensino fundamental. Entretanto, os alunos que estão devidamente matriculados nas séries contínuas não precisam se preocupar, pois não é necessário fazer o cadastro. Veja a seguir o que é preciso fazer para se inscrever no Matrícula Fácil.


Inscrição Matrícula Fácil 2019

O processo de inscrição no Matrícula Fácil é bem simples. Para acessar o sistema é só fazer o seguinte:

  • Acesse o portal do Matrícula Fácil do seu estado (matriculafacil.[sigla do seu estado].gov.br)
  • Ao ser redirecionado, clique em fazer a inscrição
  • Informe corretamente todos os dados solicitados
  • Ao final, anote o número (protocolo) gerado pelo sistema
  • Finalize o processo.

Em seguida, é só se dirigir pessoalmente até a unidade de ensino escolhida e apresentar toda a documentação comprobatória.

Inscrição Matrícula Fácil 2019
Inscrição Matrícula Fácil 2019

Saiba mais sobre outras importantes iniciativas nacionais para a educação brasileira:


Como funciona o Matrícula Fácil 2019

Caso você pretenda uma vaga em escola da rede municipal de ensino o procedimento é o mesmo, ou seja, basta acessar o portal do programa referente ao seu estado e ao ser redirecionado é só fazer a inscrição escolhendo a escola desejada.

Matrícula Fácil Municipal

Em estados como, por exemplo, o Rio de Janeiro o próximo ano letivo receberá, por meio deste programa, as inscrições para alunos da pré-escola, ensino fundamental, transferência de alunos e também o EJA fundamental.

E, como o ano de 2019 está prestes a terminar é hora de ficar atento e acessar diariamente o portal do programa Matrícula Fácil para não perder a oportunidade e garantir a vaga, para que crianças e adolescentes possam estudar.

Matrícula Fácil Estadual

Do mesmo modo você pode, se quiser, fazer a inscrição no Matrícula Fácil para uma vaga em escola da rede estadual de ensino. O procedimento não é diferente, basta fazer o que já lhe apresentei neste artigo.

O importante é ficar atento aos prazos para não perder a oportunidade. Da mesma forma, é necessário que o responsável pelo aluno compareça a unidade de ensino pleiteada dentro do prazo, senão perderá a vaga.


Documentos Necessários

Após realizar a inscrição no Matrícula Fácil 2019 você deverá se dirigir pessoalmente até a instituição de ensino desejada e apresentar toda a documentação comprobatória. Os documentos exigidos são os seguintes:

  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Histórico escolar
  • Comprovante de residência (o mais atual)
  • RG e CPF dos pais ou do responsável pelo aluno
  • Comprovante de atestado sanguíneo
  • Laudo comprobatório que comprove a deficiência do aluno (caso o mesmo tenha necessidades especiais).

E atenção: o período de inscrição para a primeira fase do Matrícula Fácil é realizado entre os meses de novembro e dezembro, o qual é também utilizado para os procedimentos de renovação de matrículas.

Após realizar a inscrição para a primeira fase é importante que acompanhe as atualizações do programa. Geralmente no mês de janeiro é realizado o período de inscrição efetivo do Matrícula Fácil.


Resultado Matrícula Fácil 2019

Para ter acesso a lista dos candidatos pré-selecionados no programa é só acessar o portal do Matrícula Fácil 2019 e conferir todas as novidades. E não custa lembrar que a inscrição no programa pelo portal não garante a vaga do aluno, pois é necessário cumprir a etapa de entrega dos documentos, ok?

Aproveite e se inscreva no blog para ficar por dentro de todas as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *