FIES 2018

Nos últimos anos, o Fies tem se tornando a principal alternativa para as pessoas que não possuem renda suficiente para pagar as mensalidades de um curso de graduação. Ele é só mais um dos programas do Governo Federal voltado para o ensino superior. Embora seja bastante falado, seja na imprensa ou escola, muitas pessoas possuem inúmeras dúvidas a respeito do seu funcionamento. Portanto, você é uma delas? Leia o artigo abaixo e informe-se sobre o que é, as novas regras, resultados e aditamento do FIES 2018.

FIES 2018
FIES 2018

O que é Fies 2018?

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma plataforma voltado para o jovem de baixa renda que não possui condições de arcar com as parcelas de um curso de ensino superior numa instituição privada. Desta forma, o Fies concede contratos parciais e integrais. Então, o que definirá quantos por cento da mensalidade o programa vai conceder é sua renda familiar.

De acordo com o Ministério da Educação, entidade responsável pela manutenção do programa, o Fies terá 310 mil novos contratos, sendo 100 mil a juros zeros.

Inscrição Fies 2018

Assim como o Prouni e Sisu 2018, a inscrição do Fies 2018 será realizada de forma única e exclusiva pela internet, por meio do seguinte endereço eletrônico www.fiesselecaoaluno.mec.gov.br. Previamente, o candidato poderá conferir quais as instituições e cursos que o programa está concedendo contratos, assim como a quantidade de vaga e a nota de corte. A abertura da inscrição do Fies 2018 acontece no início e meio do ano.

Inscrições FIES 2018
Inscrições FIES

Nova Regras do Fies 2018

Em 2017, o presidente da República Michel Temer sancionou algumas mudanças nas regras do programa. Portanto, caso vá se candidatar à alguma vaga, é preciso que esteja bastante atento à essas novas diretrizes.

Novas Regras FIES 2018
Novas Regras

Essas novas regras do Fies 2018 serão válidas apenas para os contratos fechados a partir deste ano. O programa está dividindo suas vagas em três modalidades, são elas:

  • Fies 1 – 100 mil vagas (sucessor do atual modelo)
    • É indicado para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita;
    • Taxas de juros real igual a zero.
  • Fies 2 – 150 mil vagas (nova modalidade)
    • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimo per capita;
    • São vagas destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
  • Fies 3 – 60 mil vagas (nova modalidade)
    • Para pessoas com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita
    • Vagas para estudantes de todo o país.

Aditamento Fies 2018

O aditamento é um processo de confirmação de renovação do seu contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil. Ao renovar o aditamento, você estará garantindo o estudo de mais um semestre naquele curso e instituição. Geralmente, o aditamento pode ser feito do início ao fim do semestre, similar ao aditamento feito às bolsas de estudo do PROUNI 2018. Mas é preciso estar atendo ao cronograma divulgado pelo MEC.

Aditamento FIES
Aditamento FIES

Veja também como conquistar bolsas de estudo pelo programa Nossa Bolsa 2018, do estado do Espirito Santo.

 

Resultado Fies 2018

O resultado do Fies é um dos momentos mais aguardados. Ele pode ser consultado também online no site do Fies Seleção. Para tanto, você deve fazer login com seu e-mail e senha. Após ser selecionado, o estudante deve concluir usa inscrição no prazo estipulado pelo programa. Geralmente, o estudante possui sete dias úteis para conclusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *