O Conselho de Classe Participativo é uma oportunidade de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou não, trata-se de uma autoavaliação. Nesta são retratados os pontos positivos e as fragilidades no que tange ao processo avaliativo e de aprendizagem.
Uma experiência
Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do aluno e do próprio trabalho o; intensifica o feedback e a elaboração coletiva do plano de intervenção tão necessário ao processo educativo.
Dentre as Unidades Escolares jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino de Palmas, as quais são orientadas a desenvolver o Conselho de Classe Participativo, destaca-se o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual Vale do Sol, localizada na NC 11, Vale do Sol, Região Sul de Palmas, a qual oferece o ensino para as Séries Iniciais, Séries Finais e Ensino Médio.
A Escola Estadual Vale do Sol realiza o Conselho de Classe Participativo bimestralmente, oportunizando à comunidade escolar e local momentos de discussão e reflexão referente à problemática do cotidiano escolar, como: prática pedagógica, atividades de alfabetização, frequência, disciplina, relacionamento, acompanhamento familiar, participação e aproveitamento nas aulas. Este é o momento onde todos ficam cientes do andamento dos trabalhos educacionais da unidade de ensino, e da importância da participação de todos os envolvidos na discussão, análise e sugestões para o sucesso educacional dos nossos educandos.
Na oportunidade, a gestora Maria Áurea Ribeiro de Araújo Pereira, aconselha aos alunos para que vejam os estudos de maneira prazerosa e com responsabilidade. Cada professor relata sobre sua disciplina, fala do que está indo bem em suas aulas e dos problemas vivenciados no cotidiano da sala de aula.
Os pais fazem suas colocações, aproveitando para falar de suas experiências de vida e da importância do estudo para viver melhor. Os alunos expõem suas ideias e reivindicam melhorias. A equipe do suporte pedagógico fala da preocupação e do comprometimento de todos os profissionais com o sucesso educacional.
No decorrer do ano de 2008, notou-se que todas as turmas obtiveram um bom resultado. Desta forma, a equipe diretiva, os docentes, os discentes e comunidade local acreditam que através do Conselho Participativo é possível elaborar estratégias de melhorias no processo avaliativo e de aprendizagem e tão logo obter significativos resultados. Vale lembrar que juntamente com o suporte pedagógico, os pais realizam um trabalho de acompanhamento aos alunos faltosos, indisciplinados e com dificuldades de aprendizagem.
Subsídio da edição nº 404, jornal Mundo Jovem, março de 2010, página 20.